sábado, 26 de novembro de 2011

O MELHOR DA CULINÁRIA - MANIÇOBA

A maniçoba é um dos pratos da culinária paraense, tem origem indígena, cor e sabor marcante. Há quem a compare como a "feijoada paraense".
O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca (Manihot esculenta Crantz) moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o ácido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.
A maniçoba é servida acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta de cheiro.  Tradicionalmente, a maniçoba, é um dos pratos principais nas festas de Círio de Nazaré dos municípios da capital e interior do Estado do Pará.

Receita de Maniçoba:

Ingredientes:
3 kg de folha de maniva moída (mandioca brava)
1/2 kg de toucinho
1/2 kg de charque(carne seca)
1/2 kg de linguiça portuguesa
1/2 kg de paio
1/2 kg de lombo de porco
1/2 kg de orelha de porco
1/2 kg de rabo de porco
Alho picado a gosto
Pimenta de cheiro a gosto.

Como fazer:
Modo de preparo: No 1º.dia coloque a folha da maniva moída numa panela grande com bastante água. Deixe ferver durante todo o dia em fogo brando, sem deixar secar. No dia seguinte, coloque o toucinho e deixe ferver novamente. No 3o.dia, escalde todas as carnes e coloque na panela da maniva para ferver. Mexa de vez em quando. No dia seguinte, acrescente o alho e a pimenta e deixe ferver por mais 6 horas, mexendo de vez em quando. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca crua.

Onde Encontrar Maniçoba em Belém:
além de ser encontrado nos grandes restaurantes de Belém, é mais comum ser encontrada nas barraquinhas que vendem Tacacá, carurú e vatapá.
Recorrendo a revista veja, indico a relação dos melhores locais onde se pode comprar maniçoba e outras comidas típicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário