sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O MELHOR DA CULINÁRIA - VATAPÁ

 O Vatapá é um prato originário da cozinha da Bahia, com fortes influencias africanas trazidas pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.
O vatapá paraense diferentemente do baiano, não leva obrigatoriamente peixe, nem amendoim, nem castanha-de-caju.
Tradicionalmente é preparado com camarões frescos ou dessalgados inteiros e/ou moídos.
Mas há quem faça adaptações de receita, substituindo os camarões por peixe (bacalhau, pirarucú, pescada amarela) ou com carne de frango desfiada,
Seu acompanhamento é o arroz branco escorrido.
A sua consistência é cremosa.
É também é muito famoso no Amazonas, Amapá e no Maranhão, sofrendo variações de receita conforme os costumes locais.
Como fazer:
VATAPÁ TRADICIONAL PARAENSE
Ingredientes:
- 1/2 kg de camarão salgado
- 1 leite de coco
- 6 xícaras de farinha trigo
- 1 garrafa pequena de azeite de dendê
- Tomate
- Cebola
- Cheiro verde
- Alho
- Pimentão


Modo de Preparo:
Retire as cabeças e o rabo do camarão,lave bem para tirar um pouco do sal. Reserve as cabeças e o rabo. Refogue o camarão com cebola, tomate, alho, cheiro verde e pimentão.Refogue.Coloque um pouco do azeite de dendê. Reserve. Bata as cabeças, o rabo e as cascas do camarão no liquidificador com um pouco de água,coe e coloque em uma panela grande, com aproximadamente 10 l de água. Coloque o trigo e mexa bem para misturar. Leve ao fogo mexendo sem parar para não embolar. Quando começar engrossar, coloque o camarão refogado e mexa novamente, coloque o leite de coco. Mexa bem Coloque o azeite de dendê e mexa por mais 10 minutos, até engrossar. Sirva com arroz branco e molho de pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário